imagem editorial do mês
"Quanto mais puro o solo, maior é a sua força para o desenvolvimento das plantas" - Mokiti Okada
imagem editorial do mês

Depoimentos

O estágio obrigatório realizado no CPMO me permitiu vivenciar o dia a dia da realidade profissional, estar em contato com pesquisadores de diversas áreas e acompanhar na prática diferentes projetos com os demais estagiários, conhecendo a filosofia de Mokiti Okada que propõe um modelo de produção agrícola sustentável através da Agricultura Natural que complementaram minha formação acadêmica.

Aline Mako Yoshikawa – Engenheira Agrônoma
UNESP Botucatu - Agosto de 2016

  O dia a dia de trabalho e convivência no CPMO me proporcionou grande aprendizado pessoal e profissional e ainda como ser flexível nesses dois âmbitos. A importância e dedicação que a agricultura de base agroecológica necessita para seu crescimento e aprimoramento também foram lições absorvidas durante o período de estágio..

 

Lucas da Silva Teixeira – Engenheiro Agrônomo
UFSCar Araras - Agosto de 2016

 
           
           

No Centro de Pesquisa Mokiti Okada pude aprender e aplicar conceitos e práticas de uma agricultura que se importa não somente com a produtividade e os lucros, mas também prioriza a conservação ambiental e a produção de alimentos mais saudáveis e de maior qualidade. A multidisciplinaridade e interação entre as diferentes áreas da agricultura presentes no CPMO possibilitaram grande enriquecimento intelectual, assim como as relações interpessoais possibilitaram grande enriquecimento pessoal.

Reinaldo da Costa Botelho – Engenheiro Agrônomo
UNESP –Jaboticabal – Fevereiro de 2014

  A oportunidade de estagiar no CPMO foi muito importante para minha formação profissional e pessoal, pois pude conhecer mais de perto as técnicas da agricultura natural e orgânica, possibilitando realizar uma agricultura mais sustentável e contribuir de forma positiva para o meio ambiente. Foi possível aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante a faculdade.

 

Ana Paula Novaes de Oliveira – Engenheira Agrônoma
UFSCar – Araras – Fevereiro de 2014

 
           
           

O período de estagio realizado no CPMO foi de extrema importância para a minha vida profissional, proporcionando a oportunidade de vivenciar a produção orgânica e natural com frangos de corte, que na graduação não tive contato. Com o conceito de agricultura natural pude perceber que é possível aliar o bem estar animal e sustentabilidade.

Lucimara Patrícia Centenaro – Zootecnista
UNESP – Botucatu – Janeiro de 2013

  Durante o período de estágio no Centro de Pesquisa aprendi muito com o estudo da Agricultura Natural e sua prática, e percebi a relevância do solo para a produção agrícola de forma sustentável, que é um assunto de suma importância na atualidade.

 

Patricia Augusto Silva- Agrônoma
UFSCar – Campus Araras – Agosto de 2012 3

 
           
           

O estágio no CPMO foi importante para minha formação profissional e pessoal, enriqueceu meu conhecimento nas agriculturas de base ecológica, assim como trouxe novos conceitos e modo de pensar sobre a agricultura, por meio da agricultura natural. Além disso, me permitiu vivenciar em diversas áreas da agricultura, relacionando todas elas, trabalhando assim a transdisciplinariedade.

Diego Fontebasso Pelizari Pinto - Agrônomo
UNESP Botucatu – Agosto de 2012

 

O estudo da vida do solo e todos os assuntos a ele relacionados possibilitaram uma maior compreensão da Natureza, pois o processo de não sistematização das técnicas agrícolas convencionais faz com que a Natureza atue, permitindo que possamos aprender e interagir com ela.

 

Rodrigo Henrique Longaresi - Agrônomo
UNESP Jaboticabal Trainee – agosto de 2008

 
           
           

O período em que atuei como trainee no CPMO foi extremamente enriquecedor. Ele me proporcionou tanto um crescimento profissional, como também pessoal. Estar aqui me possibilitou adquirir uma visão diferenciada do processo produtivo, pois aprendi que é possível aliar produção e sustentabilidade.

Dayana Cristina de O. Pereira Zootecnista
UFViçosa Trainee – julho de 2009

  A experiência profissional e pessoal adquirida no CPMO foi de extrema importância para a formação do conceito verdadeiro da Agricultura Natural sob a minha visão. Aprendi a observar o solo como algo vivo e não somente como um fator de produção.

Letícia Henrique Azevedo Agronomia – UFLAvras
Estágio Supervisionado Quinta Turma – janeiro 2010
 
   
Foi importante conhecer outro enfoque da produção, visando o bem-estar animal e não somente a maximização da produção. Antes de conhecer a filosofia de Mokiti Okada, tinha uma visão mais acadêmica e técnica. Pude ter contato direto com os agricultores, trazer suas dúvidas e apresentar soluções baseadas numa forma sustentável de agropecuária.

José Roberto Simioni Júnior - Zootecnia – USP/ FZEA
Estágio Supervisionado - Primeira Turma – janeiro 2008
Após conhecer esse método de agricultura passei entender o solo de uma forma mais sustentável. Fiquei surpresa com os excelentes resultados dos produtos cultivados no sistema da Agricultura Natura.


Brena Ferreira Corassa - Técnica agropecuária
Trainee – janeiro 2009
   

O estágio foi extremamente importante, pois me deu as bases práticas para uma agricultura mais sustentável.

Mariana Hortense Torres - Estágio Supervisionado
Agronomia - UNESP Jaboticabal

Segunda Turma – agosto 2008

Pude aplicar no campo os conceitos da Agricultura Natural. Aprendi a observar o solo, base de toda a cultura, muito importante para o pleno desenvolvimento das plantas e o processo completo de produção.

Thiago Andrade Martins - Estágio Supervisionado
Agronomia – UNESP Jaboticabal
Segunda Turma – agosto 2008
   
Os procedimentos do programa de estágio do CPMO foram enriquecedor e prático, pois pude contribuir com um projeto de pesquisa relacionado à Agricultura Natural.

Amanda Araujo de França
Agronomia - UFViçosa
Estagio Supervisionado - 2009
 
   
 
   
imagem notícia destaque
 
imagem notícia destaque
 

imagem notícia destaque

 

 
 
 
 
 
imagem notícia destaque
Estrada Municipal Camaquã, s/nº - Rodovia SP 191, Km 82 - Ipeúna - SP - Brasil - Cep: 13537-000 - Fone/Fax: +55 (19) 3576-1588
E-mail: cpmo@cpmo.org.br